Atividades Realizadas pelos bolsistas do PIBID-Filosofia UFPel
Os Bolsistas do PIBID Filosofia realizam uma série de atividades específicas nas Escolas participantes do projeto. Divididos em dois grupos de tarefas promovem atividades de área e auxiliam na elaboração e aplicação do projeto interdisciplinar.
Atividades de área
As atividades de área são práticas dos bolsistas que envolvem apenas a sua área da atuação, no caso do PIBID Filosofia, que envolvam a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Essa atuação vem sendo feita de duas formas: A realização de monitorias e de cafés Filosóficos. As monitorias do PIBID Filosofia são realizadas em sala de aula, os bolsistas realizam a observação e/ou o auxílio nas atividades desenvolvidas pelo professor de Filosofia nas aulas da Escola que trabalham. As monitorias são realizadas individualmente, em dupla ou em pequenos grupos.
Outra atividade desenvolvida pela área são os Cafés Filosóficos. Realizados pelos bolsistas na Escola, os Cafés Filosóficos são debates de temas comuns ao cotidiano dos alunos, buscando demonstrar diferentes perspectivas sobre eles, procurando analisar filosoficamente as implicações do ponto de vista defendido pelos palestrantes convidados. Para a apresentação do tema são selecionados um ou dois palestrantes(no caso de mais de um palestrante, estes devem possuir pontos de vista contrários). Os bolsistas, além de organizar o espaço em que ocorre o evento, devem fazer a mediação do debate, buscando sempre uma problematização Filosófica do ponto de vista defendido pelo(s) palestrante(s).
Projeto interdisciplinar
A elaboração e a aplicação do projeto interdisciplinar é o outro grupo de atividades realizado pelos bolsistas. Nesta parte os bolsistas trabalhar em conjunto com os bolsistas integrantes das outras áreas que compõem o projeto PIBID Humanidades, a saber: Ciências Sociais, Educação Física, História, Letras e Teatro. O projeto interdisciplinar é uma forma de fazer com que a atuação do PIBID nas escolas seja feita também de forma interdisciplinar, ou seja, se procure realizar a integração interna e conceitual que supere aslimitações de cada disciplina para construir uma elaboração nova e comum a todas elas, com o fim de dar uma visão unitária e enriquecida de um determinado tema.Cada Escola participante do PIBID Humanidades elabora um projeto interdisciplinar. Este projeto deve possuir um tema geral, como cidadania, por exemplo, e a partir desse tema geral devem ser elaborados subtemas(que se relacionem com o tema geral), uma fundamentação teórica para o projeto(tanto do tema como dos subtemas) e oficinas de aplicação. Estas oficinas de aplicação são atividades realizadas nas turmas das escolas, a fim de trabalhar o tema selecionado com os alunos para que se obtenham resultados pré-estabelecidos nos objetivos do projeto. Toda a elaboração e aplicação são realizadas com os bolsistas de todas as áreas trabalhando em conjunto, sempre buscando acrescentar com os conhecimentos de sua área para a construção do projeto de forma interdisciplinar.
Bruno Strapazon
ex-pibidiano Filosofia